Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, por suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol.
As informações foram divulgadas na noite desta segunda-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo apuração da produção da TV Bahia, os casos ocorreram após uma comemoração de noivado realizada na noite do último domingo (28).
Durante o evento, os convidados consumiram um coquetel preparado com vodka. Seis pessoas apresentaram sintomas mais intensos após a ingestão da bebida, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, todos moradores do município.
Uma sétima paciente, também mulher, apresentou sintomas leves. Ainda de acordo com apuração da TV Bahia, uma das vítimas está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e deverá ser transferida para o Hospital Couto Maia, em Salvador.
Em nota, a Sesab informou que todos os pacientes permanecem internados, em observação, recebendo assistência médica. Os protocolos assistenciais foram acionados assim que a suspeita foi identificada.
A apuração das circunstâncias do caso já foi iniciada e conta com a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), das vigilâncias sanitárias estadual e municipal, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Exames laboratoriais serão realizados para confirmar a presença da substância e, caso necessário, será administrado antídoto específico indicado para casos de intoxicação por metanol.
Em nota conjunta, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Prefeitura de Ribeira do Pombal reforçaram que o Hospital Geral Santa Tereza recebeu sete pacientes com suspeita de ingestão acidental de metanol, que seguem acolhidos e sob acompanhamento médico, enquanto as investigações sobre as causas do ocorrido continuam.
g1 entrou em contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Fonte: G1 Bahia
Postar um comentário