CONTAG REAFIRMA IMPORTÂNCIA DO MERCOSUL PARA A INTEGRAÇÃO DOS POVOS E DE SEUS SABERES E CULTURAS
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) completa 32 anos neste domingo (26). A data é marcada pelo aniversário da assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, pelos presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o propósito de integrar os países do Cone Sul. O pacto não abrange apenas acordos econômicos e/ou comerciais, mas também na ordem dos direitos humanos, da saúde, educação, entre outros.
A CONTAG acompanhou esse processo de discussão da criação do Mercosul e atua diretamente no diálogo e nas articulações com organizações de agricultores e agricultoras familiares desses países. Afinal, o bloco foi pensado para ir além das questões econômicas e comerciais, que também pudesse discutir, socializar, trazer para o conjunto dessa comunidade do Mercosul o desenvolvimento, as culturas dos nossos povos, que tivesse realmente uma integração regional dos saberes, da cultura, do desenvolvimento, das pautas comuns.
Um dos frutos da criação do Mercosul foi a criação da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), entidade a qual a CONTAG é filiada. Ela nasceu em 1994 com esse propósito de lutar pela participação da agricultura familiar nas decisões da região.
Outro importante resultado dessa integração foi a criação, em 2004, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf), um fórum de diálogos políticos entre governos e movimentos sociais para a produção de políticas públicas.
💻 Confira mais notícias no Portal da CONTAG:
www.contag.org.br
📲 Siga nossas redes sociais
Postar um comentário